Desde sua estreia em 2010, Meu Malvado Favorito se tornou um sucesso entre as crianças e adultos. A história de um vilão que deseja se tornar o maior do mundo e sua relação com as três adoráveis meninas órfãs cativou a todos. E o grande responsável por isso é Gru, o protagonista malvado interpretado por Steve Carell.

Gru é um personagem complexo e sua personalidade é definida por contrastes. Ele é um vilão cujo objetivo é roubar a Lua, mas ao mesmo tempo cuida das três meninas com um amor paternal. A primeira vista, sua personalidade parece cruel e fria, mas ao conhecermos sua história, entendemos suas motivações e vulnerabilidades.

Logo no início do filme, Gru é motivado pelo querer ser o maior vilão do mundo. Para isso, ele faz planos mirabolantes e usa das mais diversas estratégias para conseguir roubar a Lua. Porém, mesmo sendo um vilão com um objetivo ambicioso, ele é apresentado de forma cômica, fazendo com que o público sinta afinidade com ele.

Com a chegada das três meninas, Margo, Edith e Agnes, a personalidade de Gru começa a mudar. No início, ele as vê apenas como ferramentas para conseguir roubar a Lua, mas à medida que convive com elas, acaba se apegando e assumindo um papel paternal. É a partir daí que o público passa a enxergar além da imagem de vilão dele.

Além disso, Gru tem um passado que justifica sua amargura e solidão. Durante uma cena emocionante, é mostrado que seu sonho de ser um grande vilão era para tentar impressionar sua mãe, que nunca parecia estar satisfeita com ele. Esse conflito familiar acabou causando traumas na vida de Gru, que então precisa de muito amor e cuidado para desfazer as mágoas do passado.

Em conclusão, Gru é um vilão que conseguiu conquistar o público com sua personalidade complexa. Ao mesmo tempo em que é caracterizado por sua maldade, também é mostrado como um pai amoroso e vulnerável. Sua trajetória no filme nos ensina que, muitas vezes, as pessoas que nos parecem cruéis e frias são, na verdade, vítimas das circunstâncias e necessitam de amor e compreensão.

Referências:

MEU MALVADO FAVORITO. Direção de Pierre Coffin e Chris Renaud. Produção de Chris Meledandri e Janet Healy. Roteiro de Cinco Paul e Ken Daurio. Estados Unidos: Illumination Entertainment, 2010.

KEYES, Andy. Illumination Entertainment CEO on the success of ‘Despicable Me 3. Variety. 19 de junho de 2017. Disponível em: https://variety.com/2017/film/news/despicable-me-3-chris-meledandri-illumination-entertainment-ceo-1202469644/. Acesso em: 25 de março de 2021.